sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pão e Circo

Teve inicio mais uma copa do mundo, outro ano de alienação coletiva. Olhos, ouvidos e gargantas ligadas em um único continente. Festa é isso que se prega a união dos povos. União essa que se apega a um sentimento que pra muitos ficou na memória. Hoje pra mim não há brilho no futebol, não há arte nos gramados. Isso ficou pra trás na copa de 82, aquilo era arte era bonito, mas morreu e o que nos resta são meiões arriados e o fantasma de copas discutíveis e fracassos planejados. Nossa seleção não é mais temida e respeitada, não basta ser craque para servir a seleção. Nesse novo tempo, nesse novo futebol, tem que ser bom moço tem que ter conduta. Não fazemos um gol puta que pariu, fazemos gol graças a Deus. Para os jogadores de hoje, é Deus no céu e 11 na terra. Os boleiros os craques tem de seguir uma cartilha imposta pela igreja política chamada FIFA, e por aqui suas filiais impões suas próprias regras. A CBF é quem dita regras, com seus mandos e desmandos. É a Copa do Mundo chegou e não veremos magia ou a irreverência de Tostões, Garrinchas ou Pelés, mas mesmo assim vamos torcer. Temos muito que torcer. Torcer pra não roubarem tanto, para não dar tanto na cara quando venderem o titulo. Pois é nítido que a copa do mundo é um enorme salão de beleza. Tudo é disfarçado e maquiado. Mas vamos torcer... Principalmente torcer para que depois da copa, não voltemos todos a esquecer da África, Que hoje é o centro do mundo, mas amanhã ou depois volta a ser somente África. Nem Mandela e nem fim do Apartheid tiveram tanta bajulação. Nada é mais festejado que uma Copa do Mundo. Que venham os jogos e toda a alegria sofrida dos povos de todas as nações. É tempo de esquecer tudo de ruim mundo a fora. É tempo de colocar o coraçao na ponta de chuteira e vibrar pelo pais. Vamos nos alienar com gosto e com fé, a cada gol, e a cada jogo encher a cara de verde amarelo e os bolsos dos cartolas. É isso que se trata a copa do mundo. Fésta e farra. E farra é o que não falta por aqui... Pão e circo meus caros. Não falha nunca. Sabios romanos...

nino nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário